sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dolores & Vuci

Liliana deu-nos o privilégio de privar com duas figuras que marcaram muito positivamente a nossa passagem pela Suazilândia.



Dolores e Vuci foram duas delas.

Dolores representa na perfeição Mama Africa. Uma jovem idosa que decidiu apostar na recuperaçãoe promoção da cultura gastronómica Suazi, fazendo-o numa casa fora de mão, mas que vale a pena procurar entre as verdejantes montanhas.
Quando demos por ela, a mesa começou a ser inundada de iguarias de toda a espécie. Uma mesa idílica que nos fez desafiar os limites da nossa voracidade. Foi até cair para o lado... Bom vinho sul africano tornou tudo mais fácil... ajudou a que o ambiente ganhasse um intimismo singular, que perdurará nas nossas mentes até ao além (esperamos que exista). Dolores sentou-se à nossa mesa (Vuci já o tinha feito, também) e acompanhou-nos no vinho e em muitos dedos de conversa. Impressionante os seus conhecimentos culturais à escala global,o que inclui os portugueses. Fala um pouco a nossa língua, conhece vários pratos e tem um carinho pelo nosso país de fazer inveja a alguns ditos patriotas.

Vuci é manager de bandas de música. Um jovem de 36 anos que revela uma inocência e pureza únicas. Coração igualmente aberto, do tamanho do Mundo, e, mesmo parecendo inexperiente, revela conhecimentos e pensamentos surpreendentes. Principalmente para alguém que nunca saiudo reino e nem sabe muito bem como funciona a internet. Super interessante tudo o que nos disse sobre o seu reino, as tradições de um povo que, em muitos aspectos, parece viver ainda na idade Medieval. No bom sentido, entenda-se. Revelou-nos ao almoço que era o seu aniversário e levou com uns "parabéns a você" cantados na língua de Camões. Gostou. Com ar de miudo envergonhado, agradeceu. Nós é que agradecemos tudo o que nos permitiu saber sobre si (já está à coca de uma "boa vaca gorda" como presente aos futuros sogros para pedir a sua amada em casamento) e o seu fabuloso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário